logo RCN

Os catarinenses estão menos endividados, porém ainda inadimplentes

  • Arquivo DR -

 Foi divulgada nesta quinta-feira (21), a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência dos Consumidores (PEIC) de março de 2013, pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina, a partir da pesquisa nacional feita pela CNC – Confederação Nacional do Comércio, que revela que na comparação com fevereiro, o percentual de catarinenses endividados recuou 0,2 pontos percentuais, passando de 86,9% para 86,7%.

“A tendência apresentada pelos números é de ajustamento na relação endividamento e quitação dos débitos contraídos, a despeito deste quadro ter apresentado relativa deterioração no mês de referência, dado um aumento das famílias com conta em atraso e das famílias que não terão como pagar suas dívidas. A expectativa de ganhos de renda das famílias, nos próximos meses, faz com que este quadro que apresentou leve deterioração mensal se recupere, trazendo um menor nível de inadimplência e um menor comprometimento da renda com dívidas”, explica o economista da Fecomércio-SC, Mauricio Mulinari.


A pesquisa também apontou um crescimento no percentual de famílias inadimplentes, de 22,6% em fevereiro para 28,9% agora em março. Porém, de acordo com Mulinari, o padrão de endividamento ainda segue positivo, com a maior parte das famílias não tendo contas em atraso e com condições de pagar suas dívidas.

Governador sanciona reajuste do mínimo regional retroativo a 1º de janeiro de 2013 Anterior

Governador sanciona reajuste do mínimo regional retroativo a 1º de janeiro de 2013

MEC anuncia reajuste de 7,97% do piso salarial de professores Próximo

MEC anuncia reajuste de 7,97% do piso salarial de professores

Deixe um comentário